A Santa Casa da Misericórdia de Serpa foi fundada no limiar do séc. XVI e, presentemente, funciona no Convento de S. Francisco, adaptado para o efeito. Ao longo dos anos, tem-se levado a cabo um esforço de modernização deste equipamento, sendo imperioso continuar nesta senda, de forma a garantir uma maior qualidade de vida aos idosos, que dependem desta instituição para a satisfação das suas necessidades básicas e, também, a implementação de formas de envelhecimento condignas.

No ano de 2013 foi construído um novo equipamento de cariz social e promoção de saúde, que integra duas unidades de cuidados continuados (média e longa duração), um centro de reabilitação física e uma clínica de consultas de especialidade.

A Misericórdia no cumprimento da sua missão, desenvolve a sua acção na área social e da saúde, integrando as seguintes respostas:

  • Estrutura residencial para idosos (ERPI), com capacidade para 102 residentes, beneficiários de acordos de cooperação com a Segurança Social;

  • Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com capacidade para 60 utentes, beneficiários de acordos de cooperação com a Segurança Social;

  • Cantina Social – 35 clientes (Plano de Emergência Social)

  • Unidade de Média Duração, com capacidade para 15 clientes;

  • Unidade de Longa Duração, com capacidade para 15 clientes;

  • Gabinete de Inserção profissional, em parceria com o IEFP;

  • Loja do Avô e Lavandaria Social - intervenção na comunidade, com descontos para seniores na aquisição de materiais e serviços.

     

A Misericórdia de Serpa, no cumprimento do plano delineado para o presente ano, pretende alargar a sua acção e implementar, no equipamento recentemente construído, uma Unidade de Dia, visando a promoção da autonomia dos clientes, que não estão institucionalizados. No intuito de responder ao transporte, pretende-se adquirir uma viatura de 9 lugares, adaptada à utilização de clientes com défice de mobilidade. Acresce, um investimento no serviço de apoio domiciliário com vista à sua expansão às freguesias limítrofes, de momento, sem cobertura assistencial.

Na procura constante da satisfação das necessidades dos clientes e permanente melhoria da qualidade dos serviços prestados, a Misericórdia está a implementar o processo de Gestão de Qualidade – EQUASS, pretendendo avançar para a certificação de qualidade no próximo ano, 2015.