A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) S. Francisco acolhe cerca de 100 clientes. Com o aumento da idade verifica-se o aumento da prevalência de patologias associadas, muitas vezes com quadros de alteração cognitiva e motora.
Esta resposta constitui um pilar importante ao nível das respostas sociais e da missão da Misericórdia, que procura oferecer um serviço eficiente, pautado pelo trabalho humano, profissional, garantia do conforto e bem-estar de todos os clientes, responsáveis, familiares e trabalhadores.
Os serviços prestados visam, pois, a melhoria da qualidade e o desenvolvimento de um envelhecimento activo.
A situação clínica e de vida dos clientes coloca-nos perante um desafio importante: encontrarem-se as melhores formas para responder às reais necessidades e expectativas dos mesmos e dos seus familiares.


SAD
O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social, que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio das pessoas, quando não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou das suas actividades da vida diária, afecta à ERPI S. Francisco.
Desta forma, a SCMS tem como objectivo a optimização deste serviço através da inclusão destes clientes nas actividades da ERPI S. Francisco e diversificando a oferta de serviços.